sexta-feira, 16 de julho de 2010

O que é uma "JACADA" pra você?

Bem, meninas

Até que não foi tão ruim assim tomar o remédio. Fui na boa no banheiro hoje. Mas tá chovendo pra caramba aqui e ainda não vieram me buscar pra fazer o exame. Bem, SUS já viram como é?!

Agora mudando de assunto, eu estive divagando sobre o que é uma "jacada". Eu acho que se a gente tem um total de calorias, pontos, notas ou outra medida qualquer pra consumir por dia e passa dessa quantidade, aí sim é uma jacada.

Mas se você come bem, durante o dia, sua quantidade de proteína e carboidratos e no final do dia sobra uma quantidade de calorias e você come um pedaço de pizza de rúcula, que cabe dentro da sua cota diária, aí eu acho que você não enfiou o "pé na jaca". Porque como todas sabem, a boa dieta é a reeducação alimentar, onde podemos comer de tudo.

Como diz o Dr. Marcílio, não tem mágica nem fórmula secreta: se você come mais do que gasta, engorda, se come menos do que gasta emagrece e se come a mesma coisa do que gasta, mantém o peso.

Há aí, lógico, a necessidade de de distribuir bem as protéinas, carboidratos e gorduras. Isso é fato: carboidrato de menos, fraqueza. Proteína de menos, perda de massa muscular. Gordura de menos: não há fixação de vitaminas no organismo.

Eu pensei nisso porque a gente fica na neura de que não se pode comer um bombom ou um esfiha (que eu amo), passa maior vontade, gera um estresse danado e acabamos por colocar tudo a perder. Eu estou tentando me programar pra comer assim. Se eu sei que sábado vou querer comer uma esfiha com suco light, então eu vou comer moderadamente durante o dia de modo que caiba o salgado na minha cota diária. Da até pra comer um bombom por dia se for programado.

E pra finalizar: Se realmente " jacar", não é o fim do mundo. O negócio é não deixar o "de vez em quando" virar o "de vez em sempre".

Beijos

4 comentários:

Em Busca da Felicidade disse...

isso isso mesmo Rê. eu tbm penso assim como vc bom tenha um lindo FDS bjsssssssssssss

Cris disse...

oi Re. Bom dia !

Pra mim jacar significa descontrole e chutar o balde. Uma fatia de pizza, um bom bom, uma esfirra, não considero como jacar.
isso faz parte da vida de qq ser humano normal. Claro que quando estamos na fase de emagrecimento e sempre bom evitar por causa dos calculos de consumo x gasto energetico.

jacar pra mim são episodios de compulsão que não passam pelo racional.

Começamos a comer de tudo, misturado e muto rapido e mesmo quando a bariga esta para estourar e a comida ameaça a sair pelos ouvidos ainda empurramos mais uma golada de refrigerante emais uma fatia de bolo pra dentro. triste...

Dieta e Prazer - Mey disse...

oie amiga
ajuda na vontade de doce, compre
só vem dois e não precisa comer tudo no mesmo dia !! beijossss

Em Busca da Felicidade disse...

amiga eu sei como fazer e posso te encinar tbm olha toma meu msn marrom_bombom85@hotmail.com me add qnd eu estiver online e vc tbm eu te encino viu bjusssss otimo sabado