terça-feira, 20 de abril de 2010

Os gatilhos da minha compulsão

Eu não sei se o meu caso é de compulsão mesmo.Eu sempre leio que compulsão é aquela coisa de você comer sem parar, de sentir um prazer enorme ao comer.

Eu considero como compulsão no meu caso o fato de ir direitinho na R.A. e colocar tudo a perder depois de um tempo.

Eu vou listar alguns exemplos e depois discrimino um a um.
1o) Nervoso e ansiedade.
2o) Tristeza
3o) Ficar fora de casa.
4o) Ir ao shopping
5o) Fome à noite.

Bem, nervoso e ansiedade estão no topo da lista porque toda vez que sofro algum estresse eu extrapolo mesmo. A semana passada o meu filho de 3 anos e meio engoliu uma bateria de relógio do tamanho de uma aspirina enquanto eu estava na fisioterapia. Ao chegar em casa, a minha assistente do lar, desesperada disse que ouviu quando ele fechou a gaveta da sala e perguntando pra ele onde estava a bateria que tinha sumido do relógio, o mesmo confessou: está na minha boca (entenda-se barriga, pois ele já tinha engolido). Na hora, enquanto ela arrumava ele pra irmos ao pronto socorro, devorei quase um pacote inteiro de bolacha maizena. Eu sei que tenho que controlar, mas ainda não descobri outro substituto pra isso. Bem, resumindo, tiraram RX do abdomen e a bateria estava no estomago mesmo, no dia seguinte no intestino e no terceito dia saiu pelas "vias normais", como disse o próprio médico. Também fico estressada quando a situação financeira aperta aqui em casa.

Em relação a tristeza é quando por exemplo eu fico chateada com o meu marido, com alguma atitude dele e principalmente por ele ficar com raiva de mim quando briga com a minha mãe (eles são o clássico sogra-genro = cão e gato). Ele me culpa por tudo o que acontece e não briga comigo, mas fica dias sem olhas na minha cara e eu fico me sentindo sozinha, mesmo sabendo que o errado é ele.

O item ficar fora de casa se refere quando eu vou pra casa da minha mãe ou pra casa de algum parente, porque nós não temos parentes aqui onde moramos. a minha mãe mora a 40 km daqui e os outros parentes mais longe ainda. Então fica difícil a gente comer direitinho quando está fora. Eu bem que tento, mas você ver alguma comida diferente e não comer é muito complicado.

Sobre o shopping é o fato de ficar muitas horas sem comer, aí as únicas opções são um salgado ou pão de queijo (vivo apertada) e um suco, que mesmo com adoçante, engorda. Também vou às vezes com a minha irmã no cinema e antes do filme a gente sempre come (cortesia dela). Aí minha amiga, é complicado ver ela comer no Spolleto e ficar de fora. Quando a gente come comida japonesa ainda vai, mas senão é massa mesmo.

E por último fome à noite é porque eu costumo "jantar" as 18h, aí tomar a minha ceia as 21h, que costuma ser um copo de leite, mas como vou dormir por volta de meia noite, bate aquela fome e acabo atacando a bolacha ou frutas. A vantagem é que se eu deito e durmo, não sinto mais fome. Nunca abri uma geladeira de madrugada pra comer.

Demorou dois anos pra fazer a lista do que ameaça a minha R.A., mas saiu. Agora é ter sempre claro eles e buscar meios de controlar.

Beijos

Nenhum comentário: