terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Eliminando medidas



Eu acredito que existem duas coisas distintas numa RA. A primeira é a eliminação de peso, que é mais rápida e a gente vê na balança e a outra é a eliminação de medidas. Eu estou desde o dia 1o. de setembro de 2008 fazendo RA (com alguns deslizes, é verdade). Entrei em calças que fazia 3 anos que não vestia (e que estão grandes), mas agora a diminuição de medidas está se tornando bem mais visível. Eu olho no espelho e vejo um rosto mais afilado, minhas pernas mais finas e todo o corpo diminuindo. A barriga ainda tá aqui, mas também diminuiu e dizem que é a última coisa que some (espero que sim).

Faço fisioterapia 2x por semana e hoje fui caminhando porque o transporte da prefeitura não veio buscar e já que decidi caminhar um pouquinho o máximo que der, lá fui eu cheia de coragem, porque ainda sinto bem os efeitos da caminhada de ontem. Cheguei suando e quase desmaiando (quinze minutos, olha a vergonha). Aí as fisioterapeutas que me assistem há dois anos falaram: Nossa, você tá sumindo, eliminou medidas pra caramba (Faz uma semana que elas me viram).

Nossa, isso é uma massagem no nosso ego, colher os frutos do nosso esforço, da nossa coragem de dizer não a muitas coisas que gostaríamos de comer. E principalmente dizer não a quantidade que gostaríamos que comer, porque numa RA quase tudo é permitido, mas com restrições de quantidade.

É isso aí, não desistam de continuar, porque por mais que demore, os resultados aparecem. E lembrem-se, quanto aos deslizes, "de vez em quando" não pode virar "de vez em sempre".

Beijos

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Finalmente em casa! Finalmente voltei a emagrecer


É, parece que foi só eu falar sobre a consulta com o médico e sobre a teoria dele que estou indo rápido de mais pra eu dar uma estacionada no peso. Mais de um mês com 57 e uns quebrados. Pode ser o tão falado efeito platô, mas eu acredito mais na minha falta de vergonha na cara.

Tinha parado de beber os 2l de água por dia, comendo mais do que devia e erradamente, o metabolismo lento, só podia dar nisso. Mas... eis que hoje a balança me mostrou que tinha sido eliminado 1. 3 kg . Fiquei super feliz, não adianta chorar pelo leite derramado, me lamentando que já podia ter eliminado bem mais se não fosse a minha palhaçada.

Bem, também estou feliz por que voltei pra minha casa. Fiquei uma semana na minha mãe porque o meu caçula estava com desinteria que ninguém sabe da onde veio (mas já está ótimo).

Eu adoro ficar perto da minha mãe e da minha irmã, mas perco o controle da situação... meus filhos não me obedecem, deixam a gente malucos com a gritaria, não tem horário pra nada. E ainda sou o tempo todo taxada de incompetente e relaxada. Me estresso tanto que tenho vontade de sumir do mapa.

Ontem chegamos em casa, depois que eu e o meu marido desfizemos as malas, ele foi deitar. Os dois tomaram leite e com os pijamas vestidos eu coloquei cada um no seu quarto e ai se levantassem. Acendi o abajur dos quartos e fiquei na sala esperando eles dormirem (pra não ser injusta, não fiquei nem com um nem com outro).

A Carol dormiu em cinco minutos (milagre), sem choramingar e sem tv, porque hora de dormir é hora de dormir. Já o Rick ficou rolando de um lado pro outro no berço, já que tinha dormido bastante a tarde, mas também dormiu sem tentar pular o berço uma única vez.

Que alívio senti ao descobrir que tinha retomado o controle da situação. A minha mãe não tem noção de como ela tira a minha autoridade, e isso acaba me desanimando. Quando eu falo não, é não, mas as crianças sentem que estão num terreno em que conseguem barganhar mais, aí eu danço mesmo.

Também quero comemorar porque hoje eu andei bastante, pra ativar o meu metabolismo, acho que além da conta porque os meus joelhos estão reclamando pra caramba (tenho artrose nos dois), mas tem que andar, né?

Beijos

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Hormônios!!!


Depois que o meu filho caçula nasceu, eu comecei a tomar um anticoncepcional trimestral, o Contracept. Ficava três meses sem vir, o que era ótimo. Só que começou a me dar muitas dores nas pernas e aumentei de peso, aí passei a tomar uma injeção mensal, Preg-less, a qual me adaptei muito bem, sem problema algum, sem dores nas pernas ou aumento de peso

Durante esse eu processo de RA eu já eliminei uns 10 Kg (no total de 12 no ano de 2008), mas de uns 3 meses pra cá, ou mais, eu estou num período de irregularidade menstrual enorme. Desce uma semana e pára uma semana e assim vai...

Já fiz ultrasson que não acusou nada e a minha médica disse que quando perdemos muita gordura corporal a quantidade de estrogênio diminui (pelo menos isso é o que eu entendi), o que desregula os hormônios do corpo. Ela me pediu pra tomar duas cartelas de Ciclo 21 pra repor esses hormônios, sem interrupção e depois voltaria pra minha injeção mensal. Comecei a tomar as benditas em dezembro e até agora continuo na mesma. É como se eu não estivesse tomando nada.

Meu peso estacionou e ainda não sei se é por isso ou se é falta de vergonha na cara mesmo. Hoje vou ver se consigo passar na médica pra descobrir porque isso está acontecendo. Confesso que ficar na Red Zone durante metade do mês não é muito agradável... sempre tive ciclos longos (de 5 a 7 dias), mas do jeito que está já é demais...

Bem, mudando de assunto, ontem fui pra uma cidade aqui perto resolver alguns assuntos e usamos uma estrada que alegaram que já estava como “tapete” pra andar... imaginem se não tivesse. Tirando alguns quilômetros bons, há trechos e trechos sem alfalto, com barreiras e vários pontos de buracos na beira do precipício e confesso que fiquei insegura nesses lugares.

Mas mesmo assim eu amei ir por essa estrada, porque ela passa por meio de montanhas, a paisagem é linda, o ar perfumado com cheiro de mato... pena que aos poucos eles tirem a mata original pra plantar eucaliptos e isso tem me preocupado muito. Como o governo permite uma coisa dessa eu não entendo. Enquanto eu andava nessa estrada, ficava imaginando que provavelmente nessa mata ainda tem, além das capivaras, onças e macacos, o que é maravilhoso. É claro que não quero topar com nenhum deles, mas nesse caso eles não estão invadindo a minha casa, somos nós que estamos invadindo o território deles. Por isso, viva a preservação ambiental!!!


Beijos

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Feliz Ano Novo!!!! Hora de fazer um balanço das Festas!




Esse final de ano foi maravilhoso! Reunião de família e muita conversa, música e gente feliz. Mas o que amei mesmo foi aproveitar três dias de piscina, na qual fiquei umas duas horas diárias praticamente em movimento.

Que delícia dar uma braçada e deixar o corpo flutuar pela água e a gente vendo o sol refletindo sua luz no fundo da piscina, que paz que a gente sente!!!

Eu precisava disso e acho que nem tinha consciência do quanto! No primeiro dia eu entrei às 6 horas da tarde, com o sol fraquinho e a água quentinha. Nem preciso dizer mais nada, né?!

Bem, quanto à alimentação confesso que exagerei um pouco. Na balança está acusando 400 gr a mais. Até aí não estou tão chateada, mas estou preocupada porque tenho sentido dificuldade de voltar a minha RA normal. Hoje é dia 5 de janeiro e até ontem a noite tinha sentido uma fome lascada.

Eu estava com visitas em casa e fiz o almoço e a janta. Aí não agüentei. Almocei fusili colorido com alho e óleo (só uma xícara) e jantei um arroz fresquinho, feijão, carne moída e algumas batatas fritas... socorro! O duro é que eu cozinho bem e como fazia tempo que não cozinhava assim, pra bastante gente, não agüentei o cheiro da minha própria comida! É mole?!!!

Nem tudo foi perdido, não tomei refrigerantes nenhum dia (4 meses sem tomar nem água com gás), e também estou firme na minha decisão de não comer pão durante o processo de emagrecimento....

Segundo a teoria a minha irmã, essa fome é resultado do metabolismo ativado pela piscina, já que quase não me movimento por causa da coluna. Aí vocês me perguntam: porque não faço natação?

Aqui na minha cidade não tem um clube com piscina, a gente alugou o salão de uma fazenda , que tem piscinas e foi graças a isso que pude nadar.

O negócio é aproveitar agora e voltar à uma RA decente o mais rápido possível. Afinal consegui emagrecer 12 quilos no ano de 2008, porque não repetir a dose em 2009?

Em tempo, esse desenho foi a minha filhota quem fez!!!

Beijos